Terceirização de Frotas

Terceirização de Frotas

Ganhos Administrativos

Ainda há empresas no Brasil que insistem em manter frotas próprias de automóveis, administradas internamente e exigindo um esforço constante para manutenção e atualização. Ou seja, os veículos mais atrapalham do que ajudam.

Depois de fazer e refazer as contas e antever a dor de cabeça de uma reestruturação completa da frota própria, mais e mais executivos concluem que a solução é uma só: livrar-se da administração da frota de automóveis. Isso porque automóvel bom é aquele sem falhas, que está sempre disponível e é um instrumento gerador de economia para a empresa que o utiliza, permitindo que se mantenha na vanguarda de seu mercado.

Escolhida a locadora de automóveis que fornecerá a frota, a empresa-cliente abre espaço para reduzir sua equipe interna e dedicar-se a planejar e decidir quais os projetos prioritários para o seu negócio. Uma característica da terceirização é a mudança de princípios. A decisão de terceirizar não deve estar associada apenas à redução imediata dos custos. É importante preocupar-se em obter maior vantagem competitiva, a partir dos melhores serviços, e focar os esforços nas atividades ligadas ao produto final da empresa.

Ao optar pela alternativa do aluguel, a empresa transfere para a locadora não só a responsabilidade pela compra do veículo, mas também uma série de serviços e controles agregados que, somados, implicam em custos significativos e que, por já estarem incorporados ao aluguel do veículo, tornam esta alternativa muito mais atraente.

As frotas de aluguel são substituídas a cada 12 ou 24 meses. Isso aumenta a satisfação do usuário e possibilita maior produtividade operacional, além de manter a frota da empresa tecnologicamente atualizada. Conforme o ritmo dos negócios do cliente, os modelos e quantidades dos veículos podem ser alterados para se adequarem a cada momento da empresa. Além disso, as locadoras possuem plantão 24 horas para fornecimento de apoio de manutenção, reparos e substituição do veículo em caso de qualquer ocorrência.

Vantagens do Aluguel

Entre os motivos que estão levando as empresas e o poder público a adotarem a terceirização de frotas, destacam-se:

  • A focalização dos negócios na atividade-fim, com ganhos de produtividade e eficiência.
  • A transferência de investimentos e custos fixos para terceiros.
  • A redução da burocracia e da ineficiência.
  • O fim dos gastos com a aquisição de veículos (pagamento, emplacamento e licenciamento), bem como da preocupação com negociações com concessionárias, recebimento e conferência.
  • A eliminação da preocupação com o transporte de veículos para os locais de utilização.
  • O fim da preocupação com o seguro de automóveis; a pesquisa e a contratação desse serviço ficam aos cuidados da locadora, e o custo da cobertura é incluído no aluguel.
  • A prescindibilidade de participar da manutenção preventiva e do controle da garantia (peças, carroceria e mão-de-obra).
  • Processo de recuperação dos veículos acidentados tratado pela locadora.
  • Fornecimento de carro-reserva em caso de desfalque na frota.
  • Renovação periódica da frota.
  • Ausência de preocupações na renovação, bem como de trabalho na venda dos veículos usados.
Solicite uma Cotação

fonte: abla.com.br