Dicas de viagem
22 Julho 2021O Rio Grande do Sul é um estado diverso, mas muitos turistas normalmente optam pela capital, Porto Alegre. Quem chega pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho de férias e quer cair de cabeça para conhecer a cultura e as cidades gaúchas, a dica mais prática é alugar um carro e colocar o pé na estrada. O Rio Grande do Sul encanta pelas paisagens, arquitetura, gastronomia local e pontos turísticos.
Quem ainda não tem nenhum destino na lista, aqui estão quatro cidades que são paradas obrigatórias para o verão:
Gramado
Uma das cidades mais famosas do Rio Grande do Sul, Gramado não é um destino procurado somente no auge do inverno. O município apresenta uma arquitetura única e diferenciada, além de ser conhecida pelos famosos chocolates produzidos pelas fábricas locais e pela gastronomia variada oferecida em restaurantes que também vendem uma experiência para o consumidor.
Os pontos turísticos mais visitados de Gramado costumam ser o Mini Mundo, a Rua Coberta, a Rua Torta, o Lago Negro, e claro, os restaurantes que servem fondue. Para quem quer dar um pulinho nas cidades vizinhas, a Cascata do Caracol e o Mundo a Vapor estão localizados em Canela.
Gramado faz parte da Rota Romântica, juntamente com dois destinos também muito procurados: Canela e Nova Petrópolis. A cidade fica a aproximadamente 120 km da capital gaúcha, e no caminho a paisagem é o principal atrativo. Uma viagem incrível para ser feita de carro. Além das montanhas, a hortênsia, flor muito encontrada na região, embeleza a rota ainda mais.
Bento Gonçalves
Outro destino conhecido da serra gaúcha é o Vale dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves e abrangendo também os municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul. Lugar perfeito para percorrer de carro, o trajeto é regado de vinícolas, paisagens de tirar o fôlego e restaurantes de ótima gastronomia. A cidade está localizada a 120 km de Porto Alegre e é um destino que encanta em qualquer época do ano.
Para os amantes da uva, é possível conhecer e visitar as vinícolas locais. Muitas delas proporcionam passeios pelos vinhedos e pela produção, degustação, piqueniques e até mesmo ensinam sobre os tipos de uva. Para alguns, o ponto alto do passeio costuma ser quando os turistas podem esmagar os cachos de uva com os pés, da mesma forma que os vinhos eram produzidos no passado.
A região é produtora de vinhos e espumantes, então se prepare para se apaixonar e levar alguns para casa. A comida típica italiana também costuma arrancar suspiro dos turistas, e fazer com que todos não queiram partir.
Vespasiano Corrêa / Muçum
Em um trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, está localizado o Viaduto 13, também conhecido como Viaduto do Exército. O viaduto é considerado o mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo.
Localizado a cerca de 170 km de Porto Alegre, a construção atrai turistas durante o ano todo. Para quem gosta de se aventurar, no local também é possível praticar rafting, rapel e há guias locais para fazer trilhas na região e na extensão de todo o viaduto. No auge do verão, os banhos nas cachoeiras são sagrados. Para quem deseja emendar a estadia, é possível acampar e também alugar cabanas que estão localizadas perto do viaduto.
Quem tiver mais dias de férias, pode aproveitar e fazer uma visita ao Cristo Protetor de Encantado, localizado em Encantado, cidade vizinha de Muçum. O monumento possui 43 metros, superando a altura do Cristo Redentor do Rio de Janeiro/RJ. Para quem não tem medo de altura, é possível subir de elevador até o coração do Cristo, tendo uma vista panorâmica da cidade.
Rio Grande
Para quem chega ao Rio Grande do Sul procurando refrescos, o município de Rio Grande pode ser uma boa pedida. A cidade é uma das quatro mais antigas do estado, e é um destino muito procurado pelos turistas. O trajeto é mais longo, tendo aproximadamente 319 km, mas o ponto de chegada compensa.
Com arquitetura e gastronomia únicas, a cidade está localizada entre a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil) e o oceano Atlântico. Além de um porto marítimo, o município também abriga a Praia do Cassino, a qual já foi eleita pelo Guinness Book como a praia mais extensa do mundo.
Além de sombra e água fresca, a cidade litorânea também possui muitos pontos turísticos para visitar, grande parte sobre a história do município. Um ponto muito conhecido da região é os Molhes da Barra, uma obra de engenharia que se estende por quatro quilômetros pelo oceano Atlântico. No molhe oeste, os turistas podem realizar um passeio de vagoneta, adentrando a construção feita no oceano. Enquanto realizam o passeio, é comum os turistas dividirem a presença com lobos e leões marinhos.
E então, já sabe em qual cidade gaúcha vai passar as férias?